Notícias

  • normas-brasileiras-de-auditoria-do-setor-publico-nbasp

    NORMAS BRASILEIRAS DE AUDITORIA DO SETOR PÚBLICO – NBASP

    IRB lança nova página das Normas Brasileiras de Auditoria do Setor Público – NBASP

     

    O Instituto Rui Barbosa lança a nova página das NBASPs num formato mais dinâmico, acessível e seguindo a mesma estrutura das normas internacionais de auditoria.

     

    Clique e veja: https://irbcontas.org.br/nbasp/

    Desde 2020, com a publicação da Resolução nº. 03/2020 – Assembleia Geral IRB, as Normas Brasileiras de Auditoria do Setor Público – NBASP passaram a ter uma nova estrutura.

    Antes, as normas estavam organizadas em níveis e para cada um deles, havia um livro azul correspondentes publicado na livraria do site do IRB:

    Após a Resolução nº 03/2020, as NBASPs passaram a ter a mesma estrutura dos Pronunciamentos Profissionais da INTOSAI. Saiba mais na matéria: “IRB TERRITÓRIO – Nova estrutura das NBASP”

    Com a mesma estrutura, o próximo passo do Comitê de Normas de Auditorias e da unidade de Presidência do IRB foi trabalhar na tradução do site do IFPP/INTOSAI e na organização dos textos conforme normas aprovadas pelos Presidentes dos Tribunais de Contas Brasileiros que compõem a Assembleia Geral do IRB.

    Conheça a nova página NBASP

    As normas podem ser acessadas diretamente no endereço https://irbcontas.org.br/nbasp/ ou, por meio da home do site do Instituto, no menu “Auditoria/NBASP” ou diretamente no ícone das NBASP que ficam logo abaixo do banner rotativo da home:

     

    Quaisquer destes caminhos, leva à página das NBASPs que possibilita a navegação por toda a estrutura das normas. Ao clicar em certa categoria integrante de um dos grupos, é aberta uma caixa com as normas que fazem parte da categoria, veja o exemplo:

     

    Ao clicar no quadrante NBASP Princípios Basilares NBASP 10-99 é aberta a caixa contendo todas as normas que fazem parte da categoria:

    A cor do fundo indica o grupo pertencente as normas. Neste exemplo, as normas são do Grupo 1.

    Cada NBASP é separada por um quadrante que indica o nome da norma, o grupo ao qual ela pertence, o número dela, um breve resumo e um botão “Saiba mais” que direciona para mais informações, como sua evolução na INTOSAI e no IRB, além do acesso a íntegra da norma:

    Caso o usuário queira ver todas as normas integrantes de determinado grupo, basta clicar no grupo em qualquer cartão, exemplo:

    Os menus fixos da página, que ficam no canto superior direito, permitem ao usuário serem direcionados ao site do IRB, ou à estrutura das normas (home da página NBASP) ou voltar na página anteriormente navegada.

    Novas NBASP 3910 e 3920

    A página NBASP já conta com as normas recém aprovadas: NBASP 3910 e 3920:

     

    Em agosto de 2021, foi dado início ao processo de incorporação da tradução destas orientações da INTOSAI à estrutura das normas nacionais, com a abertura de uma consulta pública para validar a tradução proposta pelo Comitê de Normas de Auditoria do Setor Público do IRB. Saiba mais aqui.

    Após a análise das contribuições recebidas, o Comitê de Normas enviou o texto final para a Presidência incluir na pauta da Assembleia Geral do IRB ocorrida durante o II Congresso Internacional dos Tribunais de Contas.

     

    A votação da incorporação das traduções às NBASPs ocorreu de forma online, durante os dias 1 a 11/11/2021 e o resultado foi homologado em Assembleia Geral ocorrida no dia 12/11/2021. Saiba mais sobre a homologação da votação ACESSE AQUI

    Próximas ações do Comitê de Normas de Auditoria do Setor Público

    Muitas das normas constantes na estrutura das NBASP ainda aguardam o inicio dos trabalhos de tradução e do processo de incorporação à normas nacionais. E, todo este processo é feito pela Vice Presidência de Auditoria – Cons. Edilberto Pontes, e pelo Comitê de Normas de Auditoria do Setor Público, criado pela Portaria 02/2018 e Presidido pelo Cons. Inaldo da Paixão Santos Araújo e tem como membros: Cleyton Marcelo Medeiros Barbosa (TCERN), Crislayne Cavalcante (IRB/TCEPR), Denise Gomel (TCEPR), José Raimundo Bastos de Aguiar (TCEBA), Luiz Genédio Mendes Jorge (TCDF), Nelson Nei Granato Neto (IRB/TCEPR), Priscila Kelly Fernandes Pedroso Borges (CNPTC/TCMGO), Gleison Diniz (TCECE), Antonio França da Costa (TCU) e Evandro Nunes Franco (TCERN).

    Na última reunião do Comitê de Normas de Auditoria, o grupo definiu seu plano de ação para 2022, visando a ampliação de normas internacionais a serem traduzidas e incorporadas às NBASP:

    – Acompanhar a tradução da ISSAI 200 e 2000 pelo TCU;

    – Tradução e incorporação da GUID 4900;

    – Tradução e incorporação da GUID 5290;

    – Levantamento de normas já traduzidas pelo TCU ou ATRICON para iniciar o processo de incorporação (GUID 9030, 9040 E 1900)

    Acesse as atas das reuniões do Comitê aqui.