Notícias

  • comprasnet-4-0-contratos-1

    COMPRASNET 4.0 CONTRATOS

    O Comprasnet Contratos é uma ferramenta disponibilizada em parceria com a Advocacia-Geral da União. Para iniciar o uso da ferramenta, é necessário ler as orientações abaixo e observar os procedimentos de cadastro, observando a estratégia definida pela Secretaria de Gestão, órgão central do Sistema Integrado de Serviços Gerais (SISG).

    Estratégia de adesão:

    O Cadastramento e as solicitações de adesão ao Comprasnet Contratos serão avaliadas pela equipe da Secretaria de Gestão (Seges) e priorizadas de acordo com a seguinte ordem de classificação:

    • Etapa 1 (a Partir de 01/12/2020): Todos os órgãos da Administração Pública Federal direta, autarquias e fundações públicas;
    • Etapa 2 (a partir de 15/12/2020): Empresas públicas, e órgãos federais dos demais poderes;
    • Etapa 3 (a partir de 15/01/2021): Outros entes, órgãos e entidades das demais esferas

    1. Habilitação de usuários na plataforma

    • Cadastradores parciais serão cadastrados pela Seges e serão avisados por e-mail;
    • Cadastradores locais também serão cadastrados pela Seges e serão avisados por e-mail;
    • Cada usuário do sistema deverá solicitar sua habilitação no sistema com o cadastrador local do próprio órgão.

    2. Conheça os perfis do sistema

     Cadastrador Parcial (Administrador de Órgão)

    ○ Acesso a todas as funcionalidades do sistema. Concede novos acessos a todos os perfis abaixo dentro da estrutura de seu órgão. Configura informações de uso do órgão (subcategorias).

     Cadastrador Local (Administrador de Unidade)

    ○ Acesso a todas as funcionalidades do sistema, exceto às configurações do órgão. Concede novos acessos a todos os perfis abaixo dentro de sua respectiva unidade.

     Gestão de Contratos

    ○ Realiza gestão de todos os contratos da UASG;

     Gestão Financeira

    ○ Realiza gestão financeira e orçamentária dos contratos, pode incluir minutas de empenhos, além de acessar a consulta de fatura para atualização da situação;

     Responsável por Contrato

    ○ Consultas a todos os contratos além de gerir aqueles que possua responsabilidades atribuídas, como fiscal, gestor, autoridade;

    • Consulta

    ○ Acesso às consultas gerais do sistema.

    3. Cadastrador parcial: configurações iniciais

    • Para órgãos do Poder Executivo federal (SISG - administração direta, autárquica e fundacional), o sistema já está configurado para o padrão 99999.999999/9999-99

    • Caso contrário, inicie configurando o padrão NUP do seu órgão:

    ○ No menu "Administração", acessar a funcionalidade "Estrutura" → Órgão;
    ○ Localize o órgão que deseja configurar;
    ○ Clique na engrenagem e acesse a opção "Configuração";
    ○ Clique em "Adicionar configuração do órgão" para inserir o formato de numeração de processos (NUP);

    • Nesse momento, é possível criar sub-categorias de contratos para um melhor detalhamento dos contratos gerenciados pelo órgão. Para isso, no menu:

    ○ No menu "Administração", acessar a funcionalidade "Estrutura" → Órgão;
    ○ Localize o órgão que deseja configurar;
    ○ Clique na engrenagem e acesse a opção "Subcategoria".

    • Agora é necessário cadastrar os acessos dos usuários do seu órgão. O cadastrador parcial deve cadastrar, obrigatoriamente, ao menos um cadastrador local (Administrador de Unidade) por unidade vinculada. Opcionalmente, o cadastrador parcial também pode cadastrar usuários comuns que vão operar o sistema.

    ○ Para iniciar o cadastramento de usuários, acesse o menu:

    ▫ "Administração", acessar a funcionalidade "Acesso" → "Usuários do meu órgão";
    ▫ Clique em "adicionar usuário" e preencha o formulário de cadastro; e
    ▫ Ao salvar, o sistema enviará um e-mail com os dados de acesso ao usuário.

    4. Cadastrador local: configurações iniciais

    • cadastrador local deverá:

    ○ Habilitar os usuários da unidade que são responsáveis pela gestão e fiscalização de contratos; e
    ○ Configurar sua unidade para habilitação dos alertas.
    ○ No menu "Administração", acessar a funcionalidade "Estrutura" → Unidade;
    ○ Localize a unidade que deseja configurar;
    ○ Clique na engrenagem e acesse a opção "Configuração";
    ○ Defina as rotinas necessárias para sua unidade.

    • Cadastrar os usuários dos seguintes perfis:

    ○ Consulta
    ○ Execução Financeira
    ○ Preposto     
    ○ Responsável por Contrato     
    ○ Setor Contratos

    5. Primeiros passos para o usuário do sistema

    • Os dados do seu acesso serão enviados por e-mail automático do sistema:

    ○ Verificar o remetente: contratos@comprasnet.gov.br;

    • Caso não tenha localizado o e-mail, verifique sua caixa de spam.

    ○ Lembre-se de adicionar esse e-mail nos seus contatos, pois todas as mensagens do sistema são enviadas por esse remetente.

    • Para acessar, clique no link disponível no e-mail;

    • Você será redirecionado para a tela de login do sistema;

    ○ Informe o no campo usuário o e-mail de cadastro e a senha informada no e-mail;

    • Lembre-se de alterar sua senha inicial por meio do menu "Meus dados"  "Mudar senha";

    ○ Você também poderá opcionalmente, fazer login via acesso gov.br, caso já esteja cadastrado.

    • Na tela de início, o gráfico, na seção de "Contratos por categoria", mostrará todos os contratos da sua UASG que estão disponíveis no sistema.

    ○ Você pode acessar a relação de contratos em “Gestão contratual” → “Contratos”.
    ○ Todos os contratos registrados no SIASG já estarão automaticamente listados na sua UASG”.
    ○ Caso não seja usuário SIASG, adicione os contratos manualmente.Para isso, acesse “Gestão contratual”  “Contratos”.

    • Na seção "Empenhos sem contratos vinculados" são listados todos os empenhos localizados no SIAFI que ainda não estejam vinculados aos contratos da sua UG.

    6. Informações importantes

    • Ao acessar o sistema, o usuário visualizará:

    ○ Todos os contratos já cadastrados no SIASG;
    ○ Empenhos originais registrados diretamente no SIAFI;
    ○ Todos os empenhos registrados no SIASG;
    ○ Todos os termos aditivos;
    ○ Todos os termos de rescisão;
    ○ Apenas a última sub-rogação, quando houver; e
    ○ Todas os itens da compra.

    • Na página inicial, são mostradas as seguintes seções:

    ○ Novos contratos: contendo a quantidade de contratos inseridos nos últimos 5 dias;
    ○ Contratos atualizados: contendo a quantidade de contratos que tiveram atualização nos últimos 5 dias;
    ○ Contratos vencidos: contendo a quantidade de contratos que estão com o prazo contratual expirado;
    ○ Mensagens pendentes: permite acesso rápido à funcionalidade de mensageria do sistema;
    ○ Contratos por categoria: permite identificar a proporção de contratos de acordo com as categorias que foram vinculadas aos contratos;

    ▫ Importante: No primeiro acesso é necessário informar a categoria de cada contrato!

     Calendário: o usuário visualizará as vigências dos contratos de sua UASG.
    ○ Empenhos sem contrato vinculado: lista de empenhos importados do SIAFI, em que será necessária a vinculação a cada contrato conforme o fornecedor;

    • O sistema possui as seguintes categorias de contratos:

    ○ Bens
    ○ Serviços continuados s/ dedicação exclusiva de mão de obra
    ○ Serviços continuados c/ dedicação exclusiva de mão de obra
    ○ Serviços não continuados
    ○ Bens e serviços de TIC
    ○ Serviços de Engenharia
    ○ Obras
    ○ Internacional
    ○ Locação de Imóveis
    ○ Cessão

    • O sistema também permite o detalhamento em subcategorias:

    ○ O cadastrador parcial é o perfil no sistema que detém autorização para cadastrar as subcategorias ou delegar para um usuário da área de gestão de logística e compras.