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    CURSO GESTÃO E FISCALIZAÇÃO DE CONTRATOS

     

     

    APRESENTAÇÃO

    O instrumento apto a formalizar a relação jurídica decorrente de licitação ou de forma direta é o contrato administrativo, com características e peculiaridades próprias e específicas, decorrentes do regime jurídico administrativo ao qual está subordinado.

    Ao particular que contrata com o Poder Público impõe-se, respectivamente, comportamento idôneo e dever de executar fielmente o objeto, de acordo com as cláusulas avençadas. Ilustre-se com a responsabilidade civil do contratado pelos danos causados diretamente à administração ou a terceiros, decorrentes de sua culpa ou dolo na execução do contrato, independentemente da responsabilidade administrativa pela inexecução total ou parcial do objeto e da responsabilidade em decorrência da prática de algum ato tipificado como ilícito penal.

    Na gestão do contrato administrativo inúmeras são as questões polêmicas que se apresentam aos agentes públicos, a exigir-lhes conhecimento e habilidades suficientes para enfrentá-las com segurança e eficiência.

     

    OBJETIVO DO CURSO

    Disponibilizar e reciclar conhecimentos e habilidades acerca da gestão e fiscalização de contratos administrativos, com base no Novo Marco Legal das Licitações, explanando dúvidas e abordando as questões polêmicas enfrentadas no cotidiano dos agentes públicos envolvidos nesses assuntos, apresentando-se ampla jurisprudência do Tribunal de Contas da União.

     

    METODOLOGIA

    Exposição dialogada

     

    PRINCIPAIS NORMAS A SEREM ESTUDADAS

    Novo Marco Legal das Licitações (Regulamenta o art. 37, inciso XXI, da Constituição Federal); Lei Complementar nº 123, de 2006 (Estatuto Nacional da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte); Decreto nº 8.538, de 2015 (Regulamenta o tratamento favorecido, diferenciado e simplificado para as microempresas, empresas de pequeno porte, agricultores familiares, produtores rurais pessoa física, microempreendedores individuais e sociedades cooperativas de consumo nas contratações públicas de bens, serviços e obras no âmbito da administração pública federal); Lei nº 8.429, de 1992 (Lei de Improbidade Administrativa); Instrução Normativa SEGES/MPDG nº 5, de 2017 (Dispõe sobre as regras e diretrizes do procedimento de contratação de serviços sob o regime de execução indireta no âmbito da Administração Pública federal direta, autárquica e fundacional).

     

    DATA

    De 11 a 13 de maio de 2021

     

    LOCAL DE REALIZAÇÃO

    Plataforma EaD

    O aluno receberá, em seu e-mail ou whatsapp, as instruções para participação no curso (link de acesso)

     

    PÚBLICO ALVO

    Gestores e fiscais de contratos, assessores e procuradores jurídicos, advogados, auditores, profissionais de departamentos de compras, de controle interno e externo e demais agentes públicos envolvidos em processos e procedimentos de licitação e contratação.

     

    CARGA HORÁRIA

    9 (nove) horas-aula, divididas em 3 (três) encontros, consecutivos, das 18:30h às 21:30h.

    As aulas síncronas também ficarão gravadas na nuvem, para posterior visualização.

    O acesso às aulas na nuvem será de até 7 dias após o término do curso.

               

    MATERIAL DIDÁTICO A SER ENCAMINHADO AOS PARTICIPANTES:

    Apostila contendo as normas abaixo citadas, complementadas com a jurisprudência dos tribunais superiores e de contas:

    Novo Marco Legal das Licitações (Regulamenta o art. 37, inciso XXI, da Constituição Federal);

    Artigos 42 a 49 da Lei Complementar nº 123, de 14 de dezembro de 2006 - arts. 43 a 49 (Institui o Estatuto Nacional da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte);

    Decreto nº 8.538, de 06 de outubro de 2015  (Regulamenta o tratamento favorecido, diferenciado e simplificado para as microempresas, empresas de pequeno porte, agricultores familiares, produtores rurais pessoa física, microempreendedores individuais e sociedades cooperativas de consumo nas contratações públicas de bens, serviços e obras no âmbito da administração pública federal)

    Lei nº 8.429, de 2 de junho de 1992  (Dispõe sobre as sanções aplicáveis aos agentes públicos nos casos de enriquecimento ilícito no exercício de mandato, cargo, emprego ou função na administração pública direta, indireta ou fundacional e dá outras providências)

    SÚMULAS DO TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO

    ORIENTAÇÕES NORMATIVAS DA ADVOCACIA-GERAL DA UNIÃO (APLICÁVEIS)

    RELAÇÃO DE GUIAS, MANUAIS E CARTILHAS

     

    100 (cem) slides referentes às aulas ministradas

    * A apostila e os slides, ambos em formato digital (PDF), serão encaminhados para o e-mail do participante em até 48 (quarenta e oito) horas antes do início do curso.

     

    DOCENTE

    O(A) professor(a) que ministrará o curso será informado ao participante até o segundo dia que anteceder a data do início do curso.

     

    CERTIFICADO

    Será fornecido certificado de participação no curso, enviado via postal e, também, por e-mail (arquivo PDF)

     

    INVESTIMENTO

    R$ 990,00 (Novecentos e noventa reais)

     

    PAGAMENTO

    Até o 5ª dia útil que anteceder a data de início do curso

     

    PARTICIPAÇÃO DE GRUPO

    Solicite orçamento para participação de grupo da mesma instituição/entidade/escritório. E-mail: cursos@ordemjuridica.com.br

     

    INSCRIÇÕES

    E-mail: cursos@ordemjuridica.com.br

    Whatsapp: (51) 98929 6776

     

    REALIZAÇÃO DO CURSO

    A empresa Ordem Jurídica Serviços da Informação e Capacitação Ltda reserva-se o direito de não formar turmas caso não haja número mínimo de alunos.

     

     

     

    PROGRAMA

     

     

    ASPECTOS GERAIS

    Diferença entre contrato administrativo e convênio

    Substituição do termo de contrato por instrumentos equivalentes

    Contratos regidos predominantemente por normas de direito privado

    Obrigações da administração pública contratante e do particular contratado

    Consequências do não cumprimento das obrigações contratuais pelas partes

     

    FISCALIZAÇÃO

    Acompanhamento e fiscalização da execução contratual

    Gestor e fiscal de contratos administrativos

    Perfil do fiscal do contrato

    Atribuições

    Contratação de terceiro para auxiliar o fiscal

    A figura do preposto

    Encargos trabalhistas, previdenciários, fiscais e comerciais: inadimplência da empresa contratada e responsabilidade da administração contratante

    Responsabilidade solidária e subsidiária: diferenciação

    Terceirização: Súmula nº 331 do TST

    Não manutenção das condições de habilitação e pagamento ao contratado (jurisprudência dos Tribunais)

     

    SUBCONTRATAÇÃO

    Subcontratação parcial

    Possibilidade mesmo inexistindo previsão no edital

    Cautelas da administração pública

     

    ALTERAÇÕES CONTRATUAIS

    Modificações qualitativas e quantitativas do objeto 

    Limites percentuais  (entendimento do Tribunal de Contas da União)

    Prorrogação do prazo de vigência contratual

    Requisitos

    Prorrogações no prazo de início e conclusão do objeto

    Requisitos

     

    REEQUILIBRIO ECONÔMICO-FINANCEIRO

    Reajuste, repactuação e reequilíbrio econômico-financeiro

    Aplicabilidade

    Requisitos

     

    RECEBIMENTO DO OBJETO

    Recebimentos provisório e definitivo de obras, serviços e compras

    Competência

    Dispensa do recebimento provisório

    Recebimento do objeto e a responsabilidade do particular contratado

     

    SANÇÕES ADMINISTRATIVAS

    Alcance dos efeitos das sanções

    Procedimento formal que deve anteceder a aplicação das sanções

    Aplicação de sanções após a extinção contratual

    Prazo prescricional

     

    RESCISÃO CONTRATUAL

    Rescisão unilateral

    Rescisão amigável

    Efeitos

    Requisitos