APRESENTAÇÃO
O instrumento apto a formalizar a relação jurídica decorrente de licitação ou de forma direta é o contrato administrativo, com características e peculiaridades próprias e específicas, decorrentes do regime jurídico administrativo ao qual está subordinado.
Ao particular que contrata com o Poder Público impõe-se, respectivamente, comportamento idôneo e dever de executar fielmente o objeto, de acordo com as cláusulas avençadas. Ilustre-se com a responsabilidade civil do contratado pelos danos causados diretamente à administração ou a terceiros, decorrentes de sua culpa ou dolo na execução do contrato, independentemente da responsabilidade administrativa pela inexecução total ou parcial do objeto e da responsabilidade em decorrência da prática de algum ato tipificado como ilícito penal.
Na gestão do contrato administrativo inúmeras são as questões polêmicas que se apresentam aos agentes públicos, a exigir-lhes conhecimento e habilidades suficientes para enfrentá-las com segurança e eficiência.
OBJETIVO DO CURSO
Disponibilizar e reciclar conhecimentos e habilidades acerca da gestão e fiscalização de contratos administrativos, com base no Novo Marco Legal das Licitações, explanando dúvidas e abordando as questões polêmicas enfrentadas no cotidiano dos agentes públicos envolvidos nesses assuntos, apresentando-se ampla jurisprudência do Tribunal de Contas da União.
METODOLOGIA
Exposição dialogada
PRINCIPAIS NORMAS A SEREM ESTUDADAS
Novo Marco Legal das Licitações (Regulamenta o art. 37, inciso XXI, da Constituição Federal); Lei Complementar nº 123, de 2006 (Estatuto Nacional da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte); Decreto nº 8.538, de 2015 (Regulamenta o tratamento favorecido, diferenciado e simplificado para as microempresas, empresas de pequeno porte, agricultores familiares, produtores rurais pessoa física, microempreendedores individuais e sociedades cooperativas de consumo nas contratações públicas de bens, serviços e obras no âmbito da administração pública federal); Lei nº 8.429, de 1992 (Lei de Improbidade Administrativa); Instrução Normativa SEGES/MPDG nº 5, de 2017 (Dispõe sobre as regras e diretrizes do procedimento de contratação de serviços sob o regime de execução indireta no âmbito da Administração Pública federal direta, autárquica e fundacional).
DATA
De 11 a 13 de maio de 2021
LOCAL DE REALIZAÇÃO
Plataforma EaD
O aluno receberá, em seu e-mail ou whatsapp, as instruções para participação no curso (link de acesso)
PÚBLICO ALVO
Gestores e fiscais de contratos, assessores e procuradores jurídicos, advogados, auditores, profissionais de departamentos de compras, de controle interno e externo e demais agentes públicos envolvidos em processos e procedimentos de licitação e contratação.
CARGA HORÁRIA
9 (nove) horas-aula, divididas em 3 (três) encontros, consecutivos, das 18:30h às 21:30h.
As aulas síncronas também ficarão gravadas na nuvem, para posterior visualização.
O acesso às aulas na nuvem será de até 7 dias após o término do curso.
MATERIAL DIDÁTICO A SER ENCAMINHADO AOS PARTICIPANTES:
Apostila contendo as normas abaixo citadas, complementadas com a jurisprudência dos tribunais superiores e de contas:
Novo Marco Legal das Licitações (Regulamenta o art. 37, inciso XXI, da Constituição Federal);
Artigos 42 a 49 da Lei Complementar nº 123, de 14 de dezembro de 2006 - arts. 43 a 49 (Institui o Estatuto Nacional da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte);
Decreto nº 8.538, de 06 de outubro de 2015 (Regulamenta o tratamento favorecido, diferenciado e simplificado para as microempresas, empresas de pequeno porte, agricultores familiares, produtores rurais pessoa física, microempreendedores individuais e sociedades cooperativas de consumo nas contratações públicas de bens, serviços e obras no âmbito da administração pública federal)
Lei nº 8.429, de 2 de junho de 1992 (Dispõe sobre as sanções aplicáveis aos agentes públicos nos casos de enriquecimento ilícito no exercício de mandato, cargo, emprego ou função na administração pública direta, indireta ou fundacional e dá outras providências)
SÚMULAS DO TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO
ORIENTAÇÕES NORMATIVAS DA ADVOCACIA-GERAL DA UNIÃO (APLICÁVEIS)
RELAÇÃO DE GUIAS, MANUAIS E CARTILHAS
100 (cem) slides referentes às aulas ministradas
* A apostila e os slides, ambos em formato digital (PDF), serão encaminhados para o e-mail do participante em até 48 (quarenta e oito) horas antes do início do curso.
DOCENTE
O(A) professor(a) que ministrará o curso será informado ao participante até o segundo dia que anteceder a data do início do curso.
CERTIFICADO
Será fornecido certificado de participação no curso, enviado via postal e, também, por e-mail (arquivo PDF)
INVESTIMENTO
R$ 990,00 (Novecentos e noventa reais)
PAGAMENTO
Até o 5ª dia útil que anteceder a data de início do curso
PARTICIPAÇÃO DE GRUPO
Solicite orçamento para participação de grupo da mesma instituição/entidade/escritório. E-mail: cursos@ordemjuridica.com.br
INSCRIÇÕES
E-mail: cursos@ordemjuridica.com.br
Whatsapp: (51) 98929 6776
REALIZAÇÃO DO CURSO
A empresa Ordem Jurídica Serviços da Informação e Capacitação Ltda reserva-se o direito de não formar turmas caso não haja número mínimo de alunos.
PROGRAMA
ASPECTOS GERAIS
Diferença entre contrato administrativo e convênio
Substituição do termo de contrato por instrumentos equivalentes
Contratos regidos predominantemente por normas de direito privado
Obrigações da administração pública contratante e do particular contratado
Consequências do não cumprimento das obrigações contratuais pelas partes
FISCALIZAÇÃO
Acompanhamento e fiscalização da execução contratual
Gestor e fiscal de contratos administrativos
Perfil do fiscal do contrato
Atribuições
Contratação de terceiro para auxiliar o fiscal
A figura do preposto
Encargos trabalhistas, previdenciários, fiscais e comerciais: inadimplência da empresa contratada e responsabilidade da administração contratante
Responsabilidade solidária e subsidiária: diferenciação
Terceirização: Súmula nº 331 do TST
Não manutenção das condições de habilitação e pagamento ao contratado (jurisprudência dos Tribunais)
SUBCONTRATAÇÃO
Subcontratação parcial
Possibilidade mesmo inexistindo previsão no edital
Cautelas da administração pública
ALTERAÇÕES CONTRATUAIS
Modificações qualitativas e quantitativas do objeto
Limites percentuais (entendimento do Tribunal de Contas da União)
Prorrogação do prazo de vigência contratual
Requisitos
Prorrogações no prazo de início e conclusão do objeto
Requisitos
REEQUILIBRIO ECONÔMICO-FINANCEIRO
Reajuste, repactuação e reequilíbrio econômico-financeiro
Aplicabilidade
Requisitos
RECEBIMENTO DO OBJETO
Recebimentos provisório e definitivo de obras, serviços e compras
Competência
Dispensa do recebimento provisório
Recebimento do objeto e a responsabilidade do particular contratado
SANÇÕES ADMINISTRATIVAS
Alcance dos efeitos das sanções
Procedimento formal que deve anteceder a aplicação das sanções
Aplicação de sanções após a extinção contratual
Prazo prescricional
RESCISÃO CONTRATUAL
Rescisão unilateral
Rescisão amigável
Efeitos
Requisitos